PROJETO

PROJETO
PROJETO

ADEQUAÇÃO DO PROJETO PARA FABRICAÇÃO COM COMPOSITES

segunda-feira, 14 de maio de 2012

De Volta...

Sim, estamos de volta...na verdade foi só um tempo dado, pensando, planejando, para não tomar decisões errôneas que poderiam trazer complicações futuras...explico: apesar de conhecer bem o processo para a fabricação do BoraBora, eu nunca fiz um barco, a não ser de papel ou de brinquedo e isto me trouxe um medo muito grande, não o de errar, mas o da perda financeira, que infelizmente para mim, fala alto; também havia a ânsia de velejar, o que poderia também vir a dificultar nos resultados da construção do barco e como se diz um ditado muito antigo: "quem tem pressa de chegar não pode entrar num veleiro" e creio que é assim também na construção, pois são nos detalhes é que mora a beleza e o performance de bom barco...
Bom, querendo resolver duas questões iniciais: a de velejar rápidamente e sentir na 'pele' algo como fabricar um veleiro em fibra e antes de partir para a realização do BoraBora de fato, resolvi executar um barco menor, mas não menos complexo (agora que conheço bem os planos do projeto), mas pelo menos, se houver algum erro, a perda não será tão grande e não chega a afetar tanto a mim quanto a minha família: irei fabricar o Dinghy Andorinha, também do Cabinho (Yacht Design), próximo da classe 470, porém turbinado: boca mais larga e bem mais leve!
Quando apresentei o meu projeto à Barracuda Tecnologie- muito bem atendido pelo Gustavo (Gerente Vendas) o mesmo me propôs a compra do "kit" laminado pelo processo de infusão à vácuo do casco + convés do Anodrinha, laminado durante os treinamentos e cursos que eles proporcionam todo o ano...bem, pela negociação que fizemos não pude deixar de fazer o negócio, pois além das condições dentro dos meus padrões, iria me economizar muito tempo e tecnologia de fabricação, mesmo sendo apenas 40% de todo o conjunto para estar nagevando nos mares ludovicenses...pronto, o conjunto já embarcou no Rio de Janeiro na quinta passada - 10/05- devendo chegar nesta quinta agora, dia 17/05, pela Rodoviário 5Estrelas (Star Log)...e começa todo o processo: fabricar o berço, alinhar casco com o convés, cortar abertura da caixa da bolina, fazer caixa da bolina, fazer bolina e leme (nada fácil), entender o lay out de comando das velas, resolver o problema do mastro (que não estou encontrando o da Classe 470 com facilidade), etc, etc...ainda bem que estou tendo a ajuda, tanto da Barracuda através do Gustavo e também do Jorge Nasseh e do meu projetista, o Luis Gouveia (que se encontra na Indonésia/Austrália) e de lambuja, estou tendo uma força enorme de grande construtor do Andorinha e bom Capitão/Marinheiro- o FernandoMarinheiro- que pelo visto, conhece tudo do assunto Dinghy Andorinha além dos conselhos e brigas do Augusto da Hidroequip (1º Patrocionador) em Salvador, proprietário do RAFA e também construtor de outros Catamarãs de 42'- estou bem servido não é?
É isso...agora teremos postagens mais rápidas e com fotos conforme o andamento dos trabalhos...conto com vocês. Valeu!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário